Você sabia

que os animais

possuem

emoções?

 

 

 

Problemas de saúde e comportamentos

anormais, podem

ser reflexo

de algum

desequilíbrio emocional

 

 

cachorro medo site menor.jpg

 

Muitas vezes, os distúrbios manifestados na saúde física de um animal não surgem apenas de disfunções orgânicas, sendo também reflexos de desequilíbrios emocionais.

 

Por isso, é muito importante estarmos atentos e observarmos suas emoções para sabermos como atuar em caso de desarmonia, antes que eles venham a manifestar alguma alteração de saúde.

 

Muitos devem se perguntar: Será que os animais possuem emoções assim como nós? Existem estudos que comprovam a existência de emoções básicas nos animais, como raiva, alegria, medo, tristeza e repulsa.

 

Quem nunca observou a semelhança entre os animais e seus tutores? Muitas vezes, as emoções que o animal apresenta provêm de um fenômeno que chamamos "espelhamento emocional" – em que o animal reflete as emoções que se manifestam no ambiente familiar (como depressão, tristeza, raiva, euforia, etc.).

 

Por este motivo, para haver resultados efetivos sobre a saúde emocional do animal, é importante verificar como está o ambiente emocional dos humanos que compõem a sua família de convivência.

 

 

Os animais podem refletir

e absorver as emoções dos

humanos à sua volta

 

 

Às vezes, um animal que está muito apegado ao seu tutor e quer estar o tempo todo junto, demonstrando muita carência de afeto, pode manifestar alguma desarmonia emocional de algum membro da família.

 

Outros aspectos importantes a serem considerados nos dias de hoje, dentro desta questão de desarmonia afetiva, são a vida agitada e o excesso de compromissos pessoais que os tutores de animais têm, principalmente nos grandes centros urbanos. Isto tem feito com que animais domésticos permaneçam sozinhos por longos períodos de tempo em locais fechados - principalmente em apartamentos - desconsiderando que eles também necessitam de companhia e entretenimento para se sentirem bem.

 

O desconforto e o tédio da solidão podem levar a um estado emocional que exige atenção, acarretando ao animal problemas psicológicos, comportamentais e de saúde.

 

A Veterinária Integral possui um olhar especial para com as emoções dos animais, atuando com procedimentos e terapias que auxiliam no resgate de sua harmonia e bem-estar.

gato triste site menor.jpg

 

Esteja atento 
às emoções de
seu animal de
estimação,
para que estejam
em harmonia.
Assim ele será
saudável e 
FELIZ!